27 de mar. de 2008

PASSEIO PELO MEMORIAL

Eu poderia dizer que cansei de visitar o Memorial da America Latina. Mas isso não é verdade....
Curioso que sempre tem alguma coisa que eu acabei não vendo da última vez que eu fui. Então, no domingo, resolvemos ir lá (até pq o namorado não conhecia). De um dia lindo de sol e céu azul, a tarde se transformou repentinamente em um dia cinza e com chuviscos....

A arquitetura do Niemeyer me encanta muito:

E lá no pavilhão da criatividade, eles reorganizaram e inseriram novas peças. Porém a Fiesta de los Muertos, tão tradicional no México sempre me atrai pelas cores:



Bonecos de papel machê (nada de lembrar da voz do João Bosco cantando, ok?)
Juro que um dia ainda vou entender essa mitologia deles

Ir até o Memorial da América Latina, é fazer aula de geografia e história de uma forma divertida. A gente se queixa tanto que os outros países e principalmente os americanos confundem a gente com os argentinos, mas... vc saberia diferenciar artesanato da Guatemala do Chile? Ou para vc tudo é peruano também?
Aqui, a Mama Negra. Os homens em determinada festa popular, se vestem com essa fantasia e esguicham leite nas pessoas da rua, para que elas sejam abençoadas com prosperidade.
Maior legal e é novo: eles colocaram uma lojinha pra vender artesanato aos turistas.

Se eu ponho um oratório desses em casa, o povo vai achar que eu estou adorando as trevas... Duro não conhecer as coisas, né?
Adoro esse colorido.....
E que chaveirinho simpático:
Agora te pergunto: as peças são caras? Não sei.... pq não havia ninguém lá pra atender a gente. Mas considerando que era Domingo de Páscoa, pode ser que o funcionário da lojinha tivesse sido dispensado, vai saber.....
E aqui o corredor da exposição de fotos do Che.

Fomos também no outro pavilhão que é o da Marta Traba. A exposição que tinha lá, não gostei nadinha.... E eu não vou dizer de quem era, afinal "se vc não tem nada de bom pra dizer, cale-se". E de repente, vc vai lá sugestionado pelo o que eu disse e quem sabe pode nem gostar tb.

O salão de Atos Tiradentes é suntuoso. Namorado ficou impressionado. E o auditório Simón Bolivar, ainda não tive o prazer de conhecer. Nem sabia que tem uma tapeçaria lá feita pela Thomie Othake...

Não conhece o Memorial? Não fique em casa lamentando o domingo sem graça da silva que vc tem. Eu quando era solteira e avulsa, os amigos todos envolvidos com suas próprias vidas e ninguém pra passear comigo, muitas vezes eu ía sozinha. Melhor que ficar em casa, mofando. É do lado do metrô e é grátis a entrada pra todos os pavilhões. Só não vai quem não quiser

Ahhhhh, pera.... vc tem criança? Então.... sem estragar a surpresa: no pavilhão da criatividade, tem uma surpresa. Não há criança (incluindo as "grandes") que não faça um "OLHA QUE LEGAAAAL!!!!!!" de uma coisa que tem lá....

4 comentários:

Anônimo disse...

ola em um passeio virtual pela net deparei com seu blog!
que coincidencia!Essas peças do memorial que vc cita foram feitas por mim!
sobre o mexico, existe uma comemoraçao no dia de finados onde eles fazem uma festa incrivel onde os vivos celebram a morte e homenageiam os que ja se foram com muita festa comida e representações de caveiras!esse oratorio que vc classificou como "das trevas"e uma representação das virgem de guadalupe muitos mexicanos (catolicos fervorosos)mantem uma imagem assim em sua casa!se vc quiser saber mais pesquise no google "dia de los muertos"que vera um monte de coisas divertidas!um grande abraço!adorei a seus comentarios!volte sempre e visite a lojinha!da proxima vez te garanto que sera atendida mesmo no feriado e que vera que os preços são bem convidadtivos!rsrsrs

FAXINEIRA disse...

Eliara, obrigada pela visita. Deixe seu blog ou um e-mail da próxima vez pra que que possa divulgar seu trabalho sempre.

Abraços.

ELIARA disse...

ah foi mal!meu email e eliara2005@yahoo.com.br
em breve vou dar uma reformulada e uma investida de tempo no meu blog mas se quiser dar uma passada por la...http://eliaralojiinha.blogspot.com/
abraços!

FAXINEIRA disse...

Uau!!!! Cada peça linda que vc faz.... fiquei encantada. Sempre que vc fizer alguma expô, me avise.

E assim que eu tiver graninha, aguarde meus pedidos. Beijos e sucesso, pq vc merece!