11 de jun. de 2008

GENTILEZA

Durante o seminário que falei no post anterior, aconteceu outra coisa bacana: o André e eu formamos os grupos, misturando as panelinhas que a classe tem.

Bom, acontece que alguns faltaram e uma menina que faltou, quando soube que tinha um trabalho pra ser apresentado, se enfiou em um grupo qualquer para apresentar.

Eu achava que isso tinha sido na hora da apresentação, mas tivemos a confirmação que não, quando ela trouxe em um embrulhinho muito bem feito, "um presente pra senhora e pro senhor":


"Professora, são sementes de pau-brasil que meu pai tinha e nosso grupo está presenteando vocês":

Precisa dizer que fiquei emocionada?

Pelo gesto e pelo fato que finalmente vou poder dizer que eu, môá vou plantar uma árvore?

Preciso agora descobrir "onde", mas tudo ótimo!

ESSAS COISAS, NINGUÉM EXPLICA

Ontem, no voluntariado, como pedimos na aula passada, os grupos que formamos trouxeram para a classe, ONGs que já existem sobre o meio ambiente e fizeram um seminário diferente do que faziam no ensino médio.

Eles vinham "vender o peixe" da ONG e eram sabatinados pelos colegas e por nós,professores.

Foi legal ver que os outros colegas, faziam perguntas bem elaboradas pra entender as ONGs dos outros. Legal também ver que na simplicidade da idade deles (a maioria não chegou aos 18 anos) e na simplicadade da vida que levam, da auto estima que têm, eles conseguiram (na sua maioria) apresentar ótimos trabalhos.

Estávamos eu e o Dedé, avaliando a desenvoltura de falar em público e como tb eles reagiam quando confrontados (nisso eu provoquei bastante ehehehehe). Isso tudo para que quando eles forem fazer uma entrevista de emprego, possam se sair bem, pq é uma situação conflitante.

Quando todos terminaram, eu e o Dé, fizemos algumas considerações não só sobre como eles se saíram, mas tb sobre o tema do meio ambiente, pq somos apaixonados pelo tema.

Daí que nós falávamos da saída da Marina do ministério por causa de um aluno que perguntou e fiz uma breve apresentação de quem ela foi. Chocante ver que ninguém conhecia o Chico Mendes. Mas como eu sou infantil: quando eu tinha a idade deles, quase ninguém da minha classe, conhecia o Chico Mendes.

Lógico que foi um choque quando eles ouviram que há 20 anos, alguém morreu por conta do cartel da Amazônia. Que sua morte já estava premeditada. Eles achavam que isso tudo, era coisa nova.......

Isso que a gente quer provocar neles: que eles tenham curiosidade, que se choquem com as coisas más e não as aceitem e que principalmente, que joguem sementes de produtividade e consciência nas suas comunidades.

Hoje de manhã, abro o Terra e vejo ISSO AQUI.

Acreditam que fiquei emocionada de verdade? Tipo, com lágrima no olho......

Como explicar essa "coincidência"?