28 de nov. de 2007

AH.... O ESPÍRITO NATALINO.....

Ok. Não vou dizer nem quando, nem onde e nem em qual circunstância, oks?
Vamos deixar assim, como aquelas aulas de sexualidade na escola que o menino levanta a mão e diz: "prof. eu tenho uma dúvida que aconteceu com um amigo meu...."

Pois bem. Vamos imaginar assim, uma instituição que por meio dos seus voluntários, tente passar durante o ano inteiro, lições de cidadania, bons modos, motivação, melhoria na auto estima, etc. Um lugar bacana mesmo. Tão bacana que ainda tenta proporcionar aquilo que as pessoas que vão lá buscar todas essas lições, não podem ter corriqueiramente e, sabe-se lá se durante a vida, poderão ter acesso.

Daí chega final de ano e os professores preparam as crianças de diferentes idades, para que cada classe, apresente uma dança, um trecho de uma peça; para entretrer e ser divertido para todos.
Como já é véspera de Natal (sim, acredite), o tema é claro que foi o natalino.

As fantasias, e todos os elementos cenográficos, foram executados pelos alunos sob supervisão dos professores:


Em um determinado momento durante a apresentação, uma criança que era espectadora, subiu pra "participar":


E foi aquela alegria geral:



As mães, maior orgulhosa dos filhos. Talvez mais confiantes quanto ao futuro delas, uma vez que muitas delas não tiveram a mesma oportunidade que os filhos hoje tem.

Posso dizer que pra mim, foi uma situação interessante. Mesmo odiando o Natal, mesmo querendo socar muito o papai noel....

Ver aquelas crianças mais felizes com o seu teatro e orgulhosas das coreografias executadas, que propriamente ver o Papai Noel, foi assim um bálsamo.
Então o trabalho que estão fazendo, realmente está surtindo efeito.

Se de todas as crianças (cerca de umas 200), 10 chegarem à faculdade e saírem do ciclo da miséria, já terá valido a pena.

Vivem me caçando pra ser colaboradora das crianças, especificamente, nesta instituição. Mas eu tenho relutado. Acho que ainda não estou preparada pras grandes lições que essas crianças podem me proporcionar.

Aguardemos os capítulos desta vida sem graça que eu levo, com o meu jeitinho tosco de ser.

SE SEGURA MACACADA



Rááááá!!!
Maior correria, sô.
Sabe que as pessoas acumulam e procrastinam as coisas. Daí chega assim no fim do ano, querem resolver "de um tudo". Além do mais é hora de "fechar pra balanço" e como elas se apercebem que não concluíram tudo aquilo que colocaram na listinha de "promessas pra 2007", ficam cheias de frustração e o estresse vai acumulando.

Qual a parte que me toca? Talvez na frustração. Talvez na procrastinação. Ok, fica então pra minha listinha de "promessas pra 2008" que não vou deixar as coisas pra resolver depois, muito menos me sentir frustrada.

Pensa bem: de tudo o que vc gostaria de fazer, mesmo que vc alcance assim uns 80% dos objetivos (considero 80% um bom número) , ainda assim, vc vai se sentir frustrado. Afinal, queremos TUDO e se possível, mais um pouco.

Pra quê a pressa? Tá afim de morrer quando mesmo?

"Ah, mas amanhã pode não ter outro dia", vc pode (tentar) argumentar .

E eu te pergunto: neste planeta com milhões de pessoas, que diferença vc faz??? Tem diferença vc, eu, ou o joão da esquina morrer atropleado agora, sendo que vc fez tudo o que queria e o joão não?

Rááááá! Te peguei, né???

Faça tudo. Mas não faça como eu, relaxe. Não deu pra conseguir tudo? Conseguiu assim uns 50%? Tá óteeemo!

Acredite!