28 de mai. de 2008

EXPÔ NO BANCO REAL-JAPÃO

Ainda no tema dos 100 anos da Imigração Japa, estamos aproveitando enquanto rolam várias exposições sobre o tema.

Fomos até à Paulista, em frente ao Sesi, na expô "Japão em cada um de nós", promovido pelo Banco Real.

No céu, muitos tsurus:


Achei muito legal a iluminação que fizeram pra essa exposição. Diria que ficou bem iluminado, mas muito suave ao mesmo tempo.

O diferencial dessa exposição, é que tem um terminal que vc pode consultar pelo sobrenome, o navio que o antepassado chegou aqui no Brasil e pra onde ele foi. Dessa forma, você tem o caminho inicial do cara que saiu literalmente do outro lado do mundo e chegou neste país.

Como o terminal era em uma das telas expostas em lcd e movido a toque, eu arrisquei em uma das telas, pois nos dois terminais, haviam muitos japas muitas pessoas já consultando. Paciência não é uma das minhas virtudes quando estou no meio de multidão:


Ops! Por mais que eu xuxasse o dedo na tela, ela não se mexia. Acho que era apenas uma tela, certo? Mico é uma das minhas atitudes no meio da multidão.

Uma das importâncias dos japoneses na nossa sociedade, é na agricultura. Não adianta, os caras têm todas as manhas e tecnologia pra serem bem-sucedidos.


Nesta instalação, ouvia-se uma gravação como se o feirante estivesse lá vendendo.

Daí que tinham várias cômodas com gavetas. Abrimos e percebemos que parte do acervo do museu da imigração que fica na Liberdade, estava lá exposto.
Adorei esse vestidinho que foi feito aqui no Brasil, mas que segue as linhas da confecção nipônica:

Imaginei a Fifia em um desses.... ehehehehe. A estampa era più fofa.

Mais uma visão do saguão com muito jardim:


E as cerâmicas:

Acho lindo, justamente por ser minimalista, sem detalhes. O que nos ajuda muito a limpar as coisas, pq são peças práticas que "não pegam pó". Moderno demais. Sempre fui da linha que "menos é mais" e que a graça e a beleza estão nas coisas mais simples.

A expô, como a maioria dos lugares que frequento,é de graça. Metrô na porta.

Se quiser saber mais sobre essa expô, clique AQUI.