20 de nov. de 2007

TRILHA DAS GRUTAS

acompanhados então do guia Rafael, nos embrenhamos numa mata não muito fechada e descobrimos mais um lugar lindo da serra da Mantiqueira. Como tinha chovido por dias a fio no estado de Sampa, então o lugar ainda tinha trechos que não possibilitavam ver tudo mais sequinho. Alguns trechos até não eram recomendados andar e seguimos as ordens.

Para quem não sabe, aí vai a explicação: este é um tronco de palmito, que está em extinção pq o povo só pensa em extrair pra vender, não se importando se amanhã, terá mais pra extrair. Esse esbranquiçado que vc vê no tronco, é o líquen informando que o lugar é úmido. Quando há manchas vermelhas no líquen, é pra indicar que o lugar está com o ar bem puro.



E se deixarem o palmiteiro crescer, ele fica bem alto:

Da próxima vez que for comprar palmito, observe no vidro se há a informação que o palmito veio de uma cultura e não foi extraído.

Daí encontramos uma providencial queda d'água no meio do caminho:



Dessa vez, não ecorreguei, não caí, nem molhei a bunda como é meu costume.



Mais adentro, encontramos o caminho das águas que levavam até à cachoeirinha acima.


E este é um dos trechos mais bonitos que encontramos:



E assim foi nosso passeio por mais um trecho de São Francisco Xavier, que além de tudo (gente boníssima e acolhedora, lugares lindos e aconchegantes) é baratinha, baratinha.

Sugiro que se assim tiverem a curiosidade, cliquem nas fotos postadas pra vê-las um pouco maiores, assim, quem sabe, vcs tem noção do quanto nosso Brasil é lindo.
Apesar de tudo.

LADY GODIVA? ANITA GARIBALDI?

Então, devidamente instruídos, rumamos ao EQUILIBRIUM, pq lá, além de toda a infra, haviam esportes tanto os radicais, quanto os menos. Trilhas de todos os tipos. Fomos muito bem recebidos por lá e decidimos fazer algo que eu tinha vontada há um tempão: andar a cavalo.


Acredite, montei mesmo! Esta é a égua Serena. Mansa de tudo, boazinha. Como era trilha, não íamos correr mesmo, então me senti mais segura. É bom experimentar coisas novas. Sim, pq partindo-se do princípio que só andei a cavalo quando pequena, considero que não andei nunca a cavalo...

Junto com a nossa guia, ía o Lobinho, esse lindo cãozinho:


Essa era a visão "feia" que a gente tinha lá da trilha:


Aqui a prova de quem pilotava quem: Serena parava em todos os capins possíveis e imaginários. Isso pq eu não puxava a rédea, nem dava calcanhar na barriguinha dela. Logo ela viu o óbvio: sou uma frouxa mesmo em se tratando de animais. Mais um pouco, ela montava em mim:


Lindo dia que fez:


Essa é a Tânia, nossa guia que foi super simpática, com a poia aqui que vos escreve:


A dona da futura pousada e spa, que nos recebeu tão bem, dedicou um roseiral à sua mãe:


O perfume desse jardim era maravilhoso, cheio de borboletas.....

Aqui, um dos andares do Equilibrium, mais precisamente a lanchonete.


Depois do passeio a cavalo, fizemos a trilha da Gruta.

(Continua)

SÃO FRANCISCO XAVIER CONTINUA LINDA

eu ainda acho o post quando fui pra lá a primeira vez. ão Francisco Xavier é o lugar pra quem curte natureza. Ponto. Lá vc encontra gente boa e unida e mil oportunidades de se deslumbrar com a paisagem maravilhosa que a gente tem.

Essa é a entrada da cidade e pra vcs que não sabem, esse macaquinho é o Muriqui, que é mais encontrado na serra da cidade. Não pensem como eu, que esse macaco é pequeno: ele é simplesmente o maior macaco da américa latina. Mede 1,60 contando com o rabo, ou seja: ele é quase do meu tamanho.


A entrada cheia de hortências... coisa mais linda. Me lembrei até das estradas no sul que a gente ía em família quando eu era pequena.....

A igrejinha matriz.

As casas parecem de boneca, todas com flores nas janelas, tudo bem pintadinho. Um capricho só.

Esta foi uma loja que achamos coisas lindas demais. A foto acima desta, tirei de dentro da casa, com a visão privilegiada que eles tem todos os dias.....
Daí visitamos o Miragaia, que é o líder do Centro de Apoio ao Turista e nos recebu lá na primeira vez com imensa boa-vontade. Não íamos fazer trilha de mata fechada, pq não estávamos com tanto pique assim. Então pegamos as recomendações dele e decidimos ir fazer um passeio mais light, mas nem por isso, menos bonito ou menos aventureiro....
(continua)

VOLTANDO

bom, como eu escrevi, a viagem foi tranquila. O ônibus praticamente vazio e eu servi de babá por minutos de um menino lindo, loirinho, sem dente, de uns 5 meses de idade.
tava tudo tão vazio que aproveitei e fotografei a rodoviária.



Argh..... já é Natal? A mesma decoração do ano passado, mas assim, melhor usar a mesma que gastar dinheiro público comprando essas coisas.

Sempre fico por esse pedacinho mesmo.

E essa é a visão de dentro do bus, olhando pro saguão:


No mais, essas fotos foram tiradas a título de cotidiano mesmo, pq como podem ver, a rodoviária do Tietê não tem nada assim de deslumbrante. Porém ela é bem organizada e funcional.
Pra mim, já basta.

Ontem, Segunda, voltei pra Sampa e fiz um montão de coisas. Nem deu pra conversar com a minha irmã, que estou morrendo de saudades.
E por isso a demora em postar as coisas.....