26 de jul. de 2008

ANIVERSÁRIO

Eu sei que muitos não concordarão. Mas eu simplesmente adoro Stanley Kubrick, que hoje se estivesse vivo, completaria 80 anos de idade.

Não cheguei a assistir toda a obra dele, mas destaco entre meus preferidos, o Iluminado e Laranja Mecânica. Discutir a violência gratuita em uma época que ninguém nem pensava ser possível, mostra bem o quanto ele era visionário do comportamento humano.

Graças aos meus irmãos mais velhos, pude ler o Laranja Mecânica e a história não ficou "estragada" pelo filme. Muitos dos verbetes usados no filme, viraram gíria entre eu e o meu irmão mais novo. "Videa bem, maninho!", dizíamos um pra o outro. Bem coisa de nerd, é verdade....

E como amante da decoração e arquitetura, eu diria que a casa do escritor no Laranja Mecânica é super moderna, sem denunciar a década em que foi elaborada. Fantástico!

Fica aqui colocado, caso vc nunca tenha assistido, para reverenciar uma das minhas referências estéticas:




Menção honrosa: Alex cantando "Singing'in the rain" enquanto espanca os dois moradores da casa moderna. (Referência de cinema dos anos 50, que eu adouro). Depois, Alex gritando por associarem música clássica com violência. Muuuuito bom!

Nenhum comentário: