21 de jan de 2008

RETRATAÇÃO

Eu erro. Não é novidade. E não é vergonhoso pedir desculpas. vergonha é roubar e não conseguir carregar.

Venho aqui me retratar do post que eu fiz sobre o nome da Winnie, minha colega. Diferente do que eu publiquei aqui, o nome dela não foi inventado, como muitos semi-analfabetos fazem. Por isso mesmo eu tinha me admirado dela ter um nome tão exótico, sendo a mãe dela uma professora. Hoje soube que o pai também é professor.

Na aula, conversávamos sobre nomes "compostos" e eu comecei a sentir um mal-estar pq, com a internet, não há quem fique escondido. Se ela tivesse me procurado no orkut, me achado e por curiosidade clicado no meu link do blog, ela estaria aqui lendo o que eu falei sobre o nome dela.
Ela mesma, chegou a dizer que o nome dela era estranho.... e olhou pra mim. (será que foi minha consciência pesada que me fez achar que foi diretamente pra mim, esse comentário?)

Daí, eu perguntei pra ela, se o nome dela se escrevia como o da Winnie Cooper. ("Cínica!!!!!!", meu superego gritou comigo.)
E ela então me explicou que se escreve como o da Cooper, porém o nome dela foi inspirado na Winnie Mandela.

E eu, Dona Sem Graça Cara de Bunda Sorriso Amarelo Da Silva, só me restou dizer um "Ah tá.... bem mais politizado".

Essa minha colega, é afrodescendente e os pais, educados, graduados e conscientes que devem ser, quiseram dar à filha um nome de gente forte, lutadora e digno. Nada de katylenis, sheiloar e etc.

E eu, ignorante da cultura africana, ignorante de conhecimentos um pouco mais globalizados; preferi fazer piada com o nome da garota. e associações ridículas
Cheguei à conclusão que o nome da garota é exótico, diferente. E que a escolha dele, foi feita além do carinho (que todos os pais tem ao dar um nome pro seus filhos), longe de todo o modismo vão.

Eu errei. Minha retratação está aqui. Sincera.

P.S:"Porém, se tiver um nome ridículo, ao qual ninguém tenha me orientado sobre o mesmo, eu vou falar siiiiiim!"

Um comentário:

Mana Iza disse...

Pena ke a ex- senhora Mandela tivesse sido a caxorra ke foi, torrado $$$ ke não era dela, torturado pessoas por serem mais fracos do ke ela. Deve ter sido por estas e outras ke Nelson Mandela se separou dela o mais depressa possível. Ela era uma fonte de escândalos.