Por causa da H1N1, estou atendendo os "clientes" de máscara. Claro, uso a "bico-de-pato" que dura 30 dias mas como eu uso maquiagem para esconder as olheiras (elas de novo!) a máscara suja mais rápido, então a troco a cada 15dias.
Estimulados por nossa chefia, usamos também na condução máscaras da mas simples: aquela branquinha que dura 2 horas, portanto meu tempo de percurso.
Tenho tido gratas surpresas com o uso da máscara pois em função do medo da doença e com a desinformação recorrente a todos os brasileiros, as pessoas me evitam fisicamente. Tenho vindo folgada com espaço e respeito nos vagões mais apertados.
Engraçado ver a cara de medo das pessoas, a cara de pena, a cara de nojo; cada um encara de uma forma. E eu, Saudável da Silva, entendo mais perfeitamente as lições do mestre Gaiarsa sobre "as caras que as pessoas fazem e que acham que as reais intenções passam dissimuladas".
Me pergunto: "O que quero ainda dissimular?", "Do que eu tenho tanto medo ainda de enfrentar?", "Que medo ainda tenho a respeito das pessoas?"
***************************
Máscaras
No trabalho certas máscaras estão sendo usadas para camuflar a tristeza daqueles que estão cumprindo um aviso prévio de meses.
Houve ainda quem dissesse "O que eu fico triste não é de ser mandada embora porque eu consigo emprego na hora que eu quiser e sim, fico triste pelos maigos que deixarei aqui."
Ahahahahahahahahah.
Ahã.
E Sábado e Domingo serve pra quê? Não é pra tomar cerveja com os amigos?
Daí que eu fui escolhida pra um projeto piloto, reconhecimento do meu esforço. Quem sabe a dificuldade que tive pra ser aceita lá, as coisas e pessoas que enfrentei e como é desgastante fisicamente chegar lá, entenderá e ficará feliz com o que escrevi.
E literalmente, quem mais empencilhou (gostaram?) pra meu ingresso, literalmente, sumariamente foi despedida por insubordinação.
Fiquei contente? Não. Sinceramente. Mas triste tb não fiquei. Lei da causa e efeito de que tanto respeito e temo funcionando sobre todas as pessoas. Crentes ou não dela.
***************
Máscaras
E no voluntariado que é a máscara mais máscara que uso na minha opinião. (Sim, fingir positivismo depois de um dia cheio é difícil, explicar o porquê a vida toda vc sifú por conta da ética e dizer que ainda assim valeu a pena e etc.........etc.....etc.....)
Tive algumas situações diferentes.
Meu amado e respeitado prof. VanVan que é meu coordenador e conhece a minha cara desprovida de máscaras em se tratando de empenho, esforço, ética e sobretudo: idealismo, experimentou um lado meu de que não me orgulho muito (mentira!) : Intransigência! Conhece? Já me viram intransigente?
Eu sei que fico ridícula. Sei e até me envergonho. Mas sei que me envergonharia mais ainda de me dobrar. De abrir mão daquilo que acredito.
E sei que por mais que ele me respeite e que me entenda, ele deve ter ficado triste, chateado e etc. E sei que a Dani-adêvogada, minha companheira de sala, ficou de certa forma acumulada pelo meu "sair de cena".
Fato é que eu camuflo, dissimulo muita coisa, inclusive o meu descontentamento com certas coisas perante meus alunos. Mas, para quem pode mudar essas mesmas coisas eu não dissimulo nada. Sou assim. Quem sabe mais 30 anos e eu mudo.
Daí que ganhei novos alunos. Eu e a Daniela estamos felizes pela classe nova pois eles são bem interessados, participativos, curiosos, respeitosos. Acreditamos que faremos ótimo trabalho. Os alunos antigos, ficaram tristes de nos perder e quando falamos com eles, um até chorou. Que bonitinho......
Espero que o passar de anos para ele não o faça perder a espontaneidade e começar a mascarar seus sentimentos verdadeiros. Manja aquele "homem não chora"?
*******************
Máscaras
Duro vc fazer o que não quer. Conviver com quem não se gosta. Ir a lugares e fingir alegria que vc não sente pela pessoa (pois ela é uma cretina). Uma merda desejar sorte ou parabéns para quem não merece.
Mas a gente por vezes faz isso em prol das pessoas que amamos de verdade. Claro, as pessoas que amamos de verdade sabem da nossa real opinião e aí está a beleza de amar: passar por cima daquilo que gostaríamos de dizer/fazer e as pessoas que amamos por sua vez perdoarem nossas ácidas opinões.
****************
Máscaras
Uns tem que conviver com a péssima cara que têm (feiúra e outras cositas más) e não têm opção de modificá-la, acabam usando uma personalidade que não têm para compensar a péssima cara que têm. Uns fingem-se de bonzinhos, de interessados nos outros. Outros refugiam-se na pseudo inteligência. Outros refugiam-se na própria feiúra para entrar aquela onda da "beleza Dove" tipo, "eu me aceito, tá?". Outros adoram a faceta do "sou uma alma ferida portanto tenho licença
Eu, tento modificar minha cara com os cosméticos para tirar as olheiras, disfarçar as marcas da pele, valorizar meus pontos fortes e esconder os fracos.....
Mas não tem jeito, o cansaço vence a cosmetologia. A correria desmancha a máscara. E aquilo que sinto e penso, transparece. Ainda bem.
Não quero ser como esses seres embotocados sem expressão. Nem literalmente nem metaforicamente falando.
Não quero ser engessada, enquadrada e limitada. Perfeitamente bonitinha. Quero ser sim, saudável o suficiente para ser bonita naturalmente. Por dentro e por fora.
*************
Máscaras.
Para terminar, quero dizer que a faxineira que vos escreve está feliz em realizar bastante coisa. Resolvendo ainda as pendências e feliz pelas conquistas que não só eu mas que todos aqueles que me rodeiam têm alcançado.
Esta é uma das provas que tenho que estou em um caminho iluminado.
******************
Beijos e grata por virem sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário